
26 dicas para estudar melhor que realmente funcionem [Atualizado]
Quer estudar melhor? Qual é o seu PLANO para atacar deliberadamente seus estudos?
Quanto tempo você gastará revisando o material que aprenderá em sala de aula? Você vai estudar todas as semanas ou, como a maioria dos alunos, esperar e enfiar tudo na cabeça na véspera do grande teste? , ao selecionar os melhores aplicativos para concursos
Qual é a sua “estratégia” de estudo?
Fazendo anotações? Fazendo contornos? Criando cartões de memória flash?
A maioria dos alunos adota uma atitude bastante preguiçosa em relação ao estudo, simplesmente revisitando o material antes de um teste ou exame importante e cruzando os dedos, esperando que os petiscos certos colem.
Como resultado, eles obtêm resultados preguiçosos …
Melhores hábitos de estudo podem garantir uma carreira universitária de sucesso
Aprenda como aprender primeiro.
Sim, faça um esforço consciente para aprender a estudar melhor agora.
Na verdade, uma das melhores coisas que qualquer aluno pode fazer no início de sua carreira universitária é assistir a um curso sobre habilidades de estudo e sucesso na faculdade. Porque, uma vez que você conhece os segredos que os melhores alunos usam para fazer isso, o sucesso acadêmico se torna muito previsível.
Este artigo não substituirá essa classe.
Mas essas 26 dicas tornarão seu tempo de estudo muito mais útil, focado e produtivo se você levá-las a sério.
Baixe este artigo como um PDF
1. Primeiro, conheça seu estilo de aprendizagem
shutterstock_265943771 (600 x 357) .jpg
Todos nós temos nossa tendência natural de reter novas informações, e existem quatro estilos principais de aprendizagem:
Os alunos visuais aprendem melhor vendo. Eles respondem bem a diagramas, codificação de cores, vídeo e padrões.
Alunos auditivos aprendem melhor ouvindo. Eles respondem bem a sinais de áudio, como fala, música, rimas e outros sons.
Alunos de leitura / escrita aprendem melhor lendo e escrevendo o material que precisam estudar.
Os alunos cinestésicos retêm melhor as informações fazendo. Eles gostam de interpretar papéis, construir modelos, desenhar diagramas e fazer cartões de memória flash. Eles precisam colocar os conceitos em prática no mundo real.
2. Coloque seu estilo de aprendizagem em uso consciente
Obviamente, não é suficiente apenas reconhecer seu próprio estilo de aprendizagem.
No entanto, isso levanta um ponto interessante. Muitos de nós sabemos como estudar melhor, mas como a maioria das coisas na vida, não aplicamos as informações para fazer as coisas acontecerem.
Portanto, faça um esforço consciente para adaptar seus métodos de estudo ao que melhor lhe convier e você acelerará exponencialmente sua curva de aprendizado.
Por exemplo:
Se você responde bem às dicas visuais, desenhe mapas mentais, use cores extensivamente em suas anotações e assista a vídeos relevantes no YouTube.
Se você for um aprendiz auditivo, tente criar rimas para lembrar fatos ou ouvir podcasts sobre seus tópicos.
Um aluno de leitura / escrita achará o estudo tradicional muito mais fácil do que outros alunos – gaste um tempo extra apenas lendo os livros relevantes e fazendo anotações de estudo.
Mais uma vez, os alunos cinestésicos consideram o estudo tradicional o mais difícil e tendem a se destacar em matérias mais práticas, com a oportunidade de colocar o aprendizado diretamente em prática.
3. Estude em uma variedade de ambientes
Os especialistas costumavam pregar o estudo na mesma sala todas as vezes, para que seu cérebro pudesse entrar no modo de foco assim que você se sentasse.
Mas, nos últimos anos, uma visão alternativa ganhou muito apoio. A pesquisa mostra que você pode se concentrar melhor mudando regularmente o local de estudo.
A teoria é que estudar o material em uma variedade de lugares ajuda seu cérebro a construir diferentes associações em relação ao material que você estuda.
Levando a memórias mais fortes e melhor recordação.
4. Tente estudar em ambientes dinâmicos também
Você também pode achar que precisa encontrar um lugar para estudar onde não seja interrompido. Isso também depende do seu estilo de aprendizagem.
Por exemplo, a música pode melhorar o estudo focado para alunos auditivos, enquanto pode distraí-lo para outros. Esses mesmos alunos auditivos podem ser facilmente distraídos por uma televisão ao fundo, enquanto outros podem simplesmente desligá-la.
Alguns alunos podem achar que uma cafeteria movimentada é o local de estudo ideal para sua personalidade. Se isso soa como você, verifique nosso aplicativo Rainy Cafe legal , que replica o ruído de fundo ambiente de uma cafeteria suave.
Claro, outros podem preferir se trancar em um ambiente totalmente silencioso, livre de distrações.
Resumindo: escolha o que funciona para você!
5. Estabeleça horários regulares de estudo e mantenha-se com eles
Isso é muito útil na preparação para um exame ou teste importante, mas também pode tornar seu plano geral de estudos muito mais administrável.
Planeje seu tempo de estudo com antecedência, em vez de esperar que “aconteça” em algum lugar entre sua vida social e as aulas.
Ao criar um cronograma de estudos definido e colocá-lo em seu calendário, você cria um compromisso e uma rotina. Honre-o com a mesma fidelidade que você faz ao comparecer à aula.
Também ajuda a garantir que seu estudo seja organizado e dividido de forma inteligente entre os assuntos, conforme necessário.
Para dicas gratuitas sobre como criar seu horário de estudo, clique aqui
6. Elimine distrações potenciais antes do início de sua sessão de estudo
shutterstock_649374460 (600 x 400) .jpg
Claro, trabalhar em uma cafeteria barulhenta ou em uma biblioteca produtiva pode ajudar algumas pessoas, mas tentar assistir a um filme ou manter uma conversa enquanto estuda dificilmente ajudará alguém.
Antes de começar, elimine qualquer coisa que possa fazer sua mente divagar.
Primeiro, reúna tudo que você precisa. Ter que vagar por outro lugar para coletar suas notas ou livros importantes é uma maneira fácil de se desviar.
E se outras pessoas estiverem em casa assistindo televisão ou música, você pode querer ir para um lugar onde não possa ouvir.
Baixe este artigo como um PDF
7. Vá instantaneamente para sua zona de estudo com música ou ruído ambiente
Nunca saia de casa sem seus fones de ouvido!
A ferramenta Rainy Cafe mencionada anteriormente pode ser ótima se você precisar de algum ruído ambiente de um café, uma chuva suave ou ambos ao mesmo tempo! É 100% gratuito para usar aqui.
Algumas pessoas preferem música. Sempre carrego um mp3 player na minha mochila para que eu possa colocá-lo e ligar minha música de trabalho favorita sempre que precisar. (Dica profissional: ouça as mesmas músicas ou batidas binurais toda vez que você se sentar para trabalhar e sua mente irá facilmente perder o controle sob o comando.)
Além de abafar o ruído, apontar para os fones de ouvido é uma maneira muito conveniente de interromper uma conversa.
8. Controle as distrações digitais destrutivas também
Todos nós sabemos como é fácil se distrair online – uma olhada rápida no Facebook pode facilmente se tornar um desvio de 20 minutos em seu tempo de estudo.
É aqui que um produto como o FocusMe é ideal.
Você pode usá-lo para bloquear qualquer distração digital que possa roubar sua atenção quando você deveria se concentrar em seus estudos. Você pode até mesmo usá-lo para desligar toda a Internet ou bloquear sites ou jogos tentadores.
Além disso, não se esqueça de silenciar todos os pequenos alertas em seu telefone!
Observação: verifique isso – na verdade, oferecemos um desconto de 30% no FocusMe para alunos e educadores.
9. Interrompa os ciclos destrutivos de “Sessão de estudo”
Sessões de maratona de estudo quase se tornaram sinônimo de faculdade.
Você não precisa que eu diga como eles são ineficientes – nada do que você enfia em seu cérebro dessa forma fica preso por muito tempo e o estrondo e queimando também não lhe ajudam em nada.
Comprometa-se a espalhar seu estudo por um período prolongado e seja um dos poucos universitários que vive com equilíbrio saudável e uma vida normal. É muito mais provável que você retenha as informações que estuda se reservar algum tempo para exercícios diários e socialização também.
Além disso, quando se trata de estudar, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade.
Alongamentos longos são contraproducentes – depois de um tempo, sua mente se cansa e divaga, e você começa a sentir sono. Você fica entediado e facilmente distraído.
Em vez disso, mantenha as sessões de estudo curtas. Você reterá mais informações estudando em intervalos curtos, ajustando-os em torno de suas outras atividades diárias.
10. Manter um planejador de estudo com prazos e atribuições priorizadas
Anote os prazos para cada tarefa que você sabe que surgirá ao longo do semestre, em todas as suas disciplinas, e defina lembretes antecipados para não perder o controle.
Em seguida, decida a melhor sequência para trabalhar em todos os projetos.
É fácil procrastinar o trabalho que você acha difícil ou chato, então você pode querer lidar com esses primeiro e deixar suas atribuições mais “prazerosas” para o final. Mesmo diariamente, faz sentido abordar os assuntos mais difíceis primeiro, enquanto sua mente ainda está fresca.
Mantenha seu planejador com você o tempo todo e, sempre que receber uma nova tarefa ou qualquer trabalho com prazo, cancele-o. Registre seus prazos e priorize seu trabalho em vez de fazer uma anotação mental que você está fadado a adiar.
Claro, as coisas mudam, então esteja preparado para adaptar toda a sua programação conforme necessário.
11. Isca-se com guloseimas atraentes para metas de estudo
Não se recompense apenas pelas conquistas maiores – pequenas recompensas por pequenas vitórias também podem ser uma ótima maneira de desenvolver melhores hábitos de estudo.
Ao concluir uma sessão de estudo bem-sucedida, por exemplo, recompense-se fazendo algo divertido ou comprando algo que sempre desejou. Trata-se de criar incentivos extras e mais motivação para fazer o que é necessário.
A expectativa de sua recompensa deve dar-lhe energia extra para ajudá-lo a atingir seu objetivo de estudo.
Conforme seus hábitos se desenvolvem, você pode elevar o nível das guloseimas. Você pode se recompensar por dedicar mais horas do que o normal em uma semana ou por concluir um projeto com antecedência.
Seja criativo.
12. Faça anotações mais úteis na aula
shutterstock_174845 (600 x 450) .jpg
Todo mundo tem seu próprio método de notação, e o que funciona melhor para você geralmente será influenciado pelo seu estilo de aprendizagem. Os alunos visuais, por exemplo, consideram o uso de cores e títulos de tamanhos diferentes mais útil do que os auditivos ou cinestésicos.
Algumas sugestões gerais para criar notas melhores incluem:
Sente-se na primeira fila central tomando notas e torna-se quase impossível não prestar atenção.
Esteja totalmente preparado ao chegar em sala de aula, com todas as canetas, papel e marcadores que você precisa.
Se você for um aluno auditivo, seria possível gravar a aula ou fazer o download online? Se não, existem outros materiais de apoio em que você possa colocar as mãos?
“Concentre-se na concentração”, ou seja, faça um esforço consciente para prestar atenção à lição e absorver completamente o que está sendo comunicado. Faça perguntas para se engajar quando estiver perdido.
Comece cada lição em uma nova página, com um título claro mostrando do que se trata a lição e sua data.
Desenvolva uma técnica de anotações que melhor se adapte ao seu estilo. Se você for um aprendiz visual, desenhe diagramas que o ajudem a entender o material abordado. Se você é um ouvinte de áudio, tente anotar o que ouve.
Evite escrever frases completas. Use marcadores, abreviações e símbolos para fazer anotações mais rapidamente.
Quando possível, converta ideias em suas próprias palavras ao escrevê-las.
13. Revise as anotações enquanto as informações ainda estão frescas em sua mente
Reserve um tempo após a aula ou antes das sessões de estudo para revisar, editar e organizar suas anotações.
Quando eu estava na faculdade, até programava grandes blocos de tempo livre entre as aulas e usava esse tempo para estudar na biblioteca logo após as aulas. Eu pularia direto para a lição de casa imediatamente ou examinaria minhas anotações.
As bibliotecas são uma mistura perfeita de atividade dinâmica e alunos ocupados, então o clima está perfeito. E esse “hack da faculdade” me permitiu chegar em casa todas as noites sem dever de casa e ainda tirar A’s.
Se você é um aprendiz cinestésico, procure oportunidades práticas para “praticar” o material, se possível.
Baixe este artigo como um PDF
14. Condense ou reescreva notas para maximizar o aprendizado
Anote as avaliações um passo adiante e comece a organizar e condensar o que você descobriu. Eu costumava reescrevê-los completamente em minhas sessões de biblioteca.
Seja um esboço simples ou um conjunto de flashcards, refazer ou embelezar suas notas vai economizar muito tempo e dor de cabeça quando o dia do exame chegar.
Em vez de folhear freneticamente o seu livro, as suas notas pessoais irão torná-lo um saco mais leve e uma mente muito mais relaxada.
E reescrever tudo uma segunda vez realmente afunda tudo.
15. Pratique o recall ativo enquanto estuda
Revisar algo quando você pode se dar ao luxo de olhar para suas anotações não é a mesma coisa que lembrar.
Quando você está no local sem seus materiais, precisa de um outro nível de familiaridade e não quer deixar isso ao acaso.
Tente trabalhar deliberadamente em sua recordação ativa .
Ao aprender algo novo, apenas feche os olhos e tente se lembrar de um fato ou conceito. Carregue cartões de memória flash e teste-se constantemente durante os momentos livres.
Seu objetivo é se testar várias vezes até que ele fique gravado na sua memória de longo prazo.
16. Toque no poder dos mnemônicos (truques de memória)
Dispositivos mnemônicos são uma palavra sofisticada para as técnicas de memória projetadas para simplificar as coisas e ligá-las ao cérebro para fácil recuperação.
Estes funcionam excepcionalmente bem para alunos auditivos.
Por exemplo, siglas.
Basta pegar a primeira letra de cada palavra de uma lista e juntá-las. “Roy G. Biv” torna-se um pequeno acrônimo para ajudar a lembrar as cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta).
Você também pode usar um acróstico, uma frase cativante com as mesmas primeiras letras das palavras que você precisa lembrar.
Exemplo: um famoso acróstico costumava usar para lembrar a ordem dos planetas era “Minha mãe muito ansiosa acabou de nos servir nove pizzas” (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão).
Faremos um artigo inteiro sobre dispositivos mnemônicos mais tarde – aprender apenas alguns que funcionam para você pode ajudá-lo a passar por qualquer teste que surgir em sua carreira na faculdade.