
Fumar na gravidez e puberdade precoce em crianças
Se você está procurando estímulos adicionais para ajudá-lo a parar de fumar antes e durante a gravidez, aqui está outro que acrescenta a uma já longa e importante lista de contraindicações:
Fumaça de cigarro durante a gravidez afeta o DNA da criança
Fumar atrasa desenvolvimento fetal: imagens de ultrassonografia demonstram
Nicotina e fumaça de cigarro: a ligação com a apneia neonatal
Um estudo importante publicado na famosa revista American Journal of Epidemiology , mostrou que se a mãe fuma durante a gravidez, existe o risco de que seus filhos possam ser submetidos à puberdade precoce.
A puberdade precoce é o aparecimento de características sexuais secundárias (desenvolvimento das mamas em meninas e aumento do volume testicular em crianças) antes dos 8 anos para as mulheres e antes dos 9 anos para os homens.
Os resultados do estudo
O estudo avaliou os dados coletados com a pesquisa “Melhorando a saúde para as gerações”, realizada pelo Statens Serum Institut na Dinamarca.
É um dos maiores estudos mundiais sobre a puberdade. Participaram 15.819 mulheres grávidas e seus filhos . Durante a gravidez, as mulheres foram questionadas sobre seus hábitos de fumar. Eles foram posteriormente seguidos por seus filhos, que compilaram um total de 83.810 questionários sobre o desenvolvimento puberal a partir dos onze anos de idade e a cada seis meses a partir de então.
Como se vestir um bebê recém-nascido em casa e sair
Quais tecidos são preferíveis? Melhor vesti-los em camadas? E quantos?
proposto da Philips Avent
Os benefícios da amamentação
A amamentação é boa para a mãe e o bebê: você conhece todos os benefícios da amamentação?
Tem sido visto que os filhos de mães que fumaram mais de dez cigarros por dia durante a gravidez, em média, entraram na puberdade três a seis meses mais cedo do que os filhos de mães não fumantes.
O que causa a puberdade precoce?
Uma puberdade precoce determina uma aceleração do crescimento em altura, mas também a maturação precoce do esqueleto, com consequente baixa estatura do adulto. Não subestimar o desconforto relacional da criança acometida pela puberdade precoce, que se sente diferente das outras devido às mudanças corporais pelas quais está passando.
A puberdade precoce também pode estar associada a um risco aumentado de várias doenças na idade adulta, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Sabe-se há anos que fumar é prejudicial ao feto. O tabagismo está, entre outras coisas, associado a um aumento do risco de baixo peso ao nascer, parto prematuro e aumento da mortalidade.
Há, portanto, uma grande variedade de boas razões para deixar de fumar.
Os resultados deste estudo são outro fator motivador para jogar fora os cigarros, de mulheres que planejam engravidar. Não se esqueça que os efeitos do tabagismo são de longo prazo, por isso a recomendação é parar antes mesmo de decidir se tornar mãe para que o organismo possa ter tempo de se purificar da toxicidade dos componentes do cigarro.