
Secura genital: causas e soluções
Secura genital ou vaginal é um problema generalizado e em todas as idades. 70% das mulheres sentiram essa sensação pelo menos uma vez na vida: um guia para causas e remédios
Secura genital
Cientificamente, estamos falando de secura genital , um problema generalizado que não permite que você viva sua vida sexual com serenidade. As causas? The Age. Mas também calças apertadas, poder inadequado e detergentes. Vamos ver com mais detalhes: cerca de 70% das mulheres tiveram esse sentimento durante sua vida, pelo menos por alguns períodos. Às vezes, a secura está associada a sintomas específicos, como ardor, coceira e irritação, e pode ocorrer durante a relação sexual .
Esses distúrbios tendem a aumentar com a idade. Depender pelo facto negativo que o envelhecimento e a menopausa ter nos ecossistemas vaginais e vulvares, o estado de nutrição do tecido e a sua capacidade de defesa contra agentes infecciosos, e trauma físico e químico (incluindo detergentes agressivos ou outros inadequado para mucosa genital delicada). De fato, ecossistemas muito complexos habitam nossa pele, também genital e, portanto, vulvar, e a vagina.
Um ecossistema é o conjunto de seres vivos, as condições físico-químicas e o ambiente que, num espaço delimitado, estão inseparavelmente ligados entre si, com interações contínuas e recíprocas. No corpo há um ecossistema que diz respeito à pele (cutânea), e do sistema da pele fazem parte de outras subespécies de ecossistemas, como o ecossistema vulvar, que inclui a genitália feminina externa . Outros dizem respeito às membranas mucosas , por exemplo, da boca (bucal) ou vaginal (vaginal).
Coitalgia, o que esconde essa dor?
Causas da secura genital
Esse sintoma tem causas – e cura – muito diferentes, dependendo de se tratar da vulva , ou da genitália externa feminina, ou da vagina , que faz parte da genitália interna da mulher. Existem alguns fatores que podem piorar significativamente a situação:
idade
menopausa
estilos de vida contemporâneos (calças apertadas, limpeza excessiva, nutrição inadequada …)
Este distúrbio tem duas causas principais:
doenças biológicas , ligadas ao envelhecimento dos genitais devido à idade e ao início da menopausa e à redução dos hormônios estrogênio e testosterona
Estilos de vida: o uso de sabonetes agressivos , várias vezes ao dia, priva a pele e as membranas mucosas da vulva do strater microscópico, mas muito importante, que as cobre e mantém uma ótima hidratação. Uma higiene muito frequente e / ou com produtos que não respeitem a delicadeza e o pH causam uma sensação progressiva de ressecamento. Também priva a pele vulvar da “barreira” viva que a protege de agressões externas, aumentando a vulnerabilidade à inflamação, alergias e infecções.
Causas da secura vaginal
A secura que afeta o órgão sexual dentro dele , por sua vez , tem duas causas principais:
biológico : como mencionado acima, o primeiro fator de hidratação normal da vagina são os hormônios estrogênio ; quando estas falham em vários estágios da vida ( puerpério, lactação) com um ciclo menstrual suspenso e na menopausa , a mulher pode experimentar uma sensação desagradável de ressecamento. Os estrogênios também facilitam a resposta normal à estimulação sexual dos vasos sanguíneos ao redor da vagina;
Psicossexuais : secura vaginal também pode ser causada por excitação sexual inadequada , por causas psíquicas que não excitam, problemas relacionais ou de casal.
Além disso, a secura vulvovaginal pode causar dor durante a penetração (“dispareunia”) e levar a uma rejeição do sexo .
Remédios para secura genital
Deixa-se respirar tecidos genitais, usando roupas feitas de materiais naturais (algodão, seda ou linho), e evitar a roupa “barreira” (pensos diários, cuecas, bodysuits, calças e calças justas) que impede a transpiração dos tecidos;
para proteção íntima, durante a menstruação, os tampões internos (durante o dia) podem ser alternados com absorventes externos, preferencialmente em algodão puro, à noite;
para higiene íntima, prefira detergentes com pH ácido, à base de tomilho ou sálvia , tendo demonstrado uma atividade antibacteriana seletiva, que respeite o ecossistema vulvar;
o sabão deve ser diluído em água . Use sabão duas vezes ao dia;
aplique diariamente um creme de vitamina E na vulva com um efeito trófico e calmante.
É importante tentar entender a causa da secura genital . De fato, nos casos de falta ou insuficiência de irritação preliminar ou vagina causada pelo uso de absorventes internos, ou devido à lubrificação insuficiente ligada ao uso de drogas ou drogas, o remédio pode ser facilmente identificado.
O estresse , em seguida, é a segunda razão que provoca secura e geralmente pode durar alguns meses.
No caso de secura vaginal devido a distúrbios relacionados à menopausa, o remédio consiste na ingestão de terapia de reposição hormonal , que também pode se dar bem protegendo contra a osteoporose, coronopatias, hipercolesterolemia.
No caso de alterações hormonais pós-natais que podem causar esse tipo de transtorno, o fenômeno geralmente é temporário (algumas semanas).
Produtos hidratantes íntimos
Em todos os casos, o uso de um lubrificante, pelo menos durante um certo tempo, é recomendável.
As mulheres geralmente não gostam de comprar lubrificantes genuínos para preconceito ou vergonha e, muitas vezes, usam métodos caseiros alternativos (óleos infantis, vaselina ou saliva) que não são eficazes e podem até causar problemas.
Lubrificantes vaginais podem ser à base de água ou creme. O primeiro tem a aparência de um gel transparente, às vezes inodoro, outros com um cheiro agradável, não gorduroso e muitas vezes contém substâncias naturais que têm um efeito calmante e relaxante, como camomila, Mallow e Calendula, para evitar irritação e sensação de queimação na áreas íntimas.
O cremoso é semelhante, mas tem um efeito prolongado ao longo do tempo, não é aconselhável, no entanto, se você usar um preservativo. Apenas os géis lubrificantes solúveis em água são compatíveis com os preservativos. Por conseguinte, é necessário escolher produtos que contenham as palavras “solúvel em água”, “solúvel em água” ou “gel à base de água”.