
Concepção: quais são os primeiros sintomas e como são…
Apenas um espermatozóide em milhões pode chegar ao óvulo e fertilizá-lo. Vamos ver como a concepção acontece
Como a concepção acontece
Durante a relação sexual com orgasmo, o homem libera na vagina cerca de 400 milhões de espermatozóides (40 a 600 milhões, em média), que terão de se recuperar para chegar ao seu destino. Um evento que pode acontecer todo mês, em cada ciclo ovulatório feminino, e que continua sendo um dos grandes milagres, cheio de emoção e sugestão. Para engravidar, é importante entender como a concepção acontece : a hostil Violeta Benini explica como vemos o que acontece durante a fertilização.
O esperma tem uma cabeça onde está contido o ADN (e, para ser preciso a menos de 22 cromossomas autossómicos e sexual 1, X ou Y), um gargalo onde há a mitocôndria (organelos celulares que produzem energia) e, em seguida, a cauda, que é isso que move isso faz com que ele se mova. Um espermatozóide nada a 2-3 mm por minuto, e deve cobrir um caminho de cerca de 100-150 mm, do colo do útero ao óvulo localizado na ampola tubária, uma distância que é de cerca de 2000 vezes o seu comprimento. .
A velocidade do esperma também depende do líquido onde está localizado, seminal, vaginal, uterino, tubário, vai muito mais rápido dentro do útero quando está em seu período fértil e dentro dos tubos. O fluido seminal também contém outras substâncias que ajudam na recuperação de espermatozóides como prostaglandinas, que têm a tarefa de contrair o útero e o pescoço para “sugar” o esperma depositado na vagina e algumas enzimas que dissolvem o fluido seminal. depois de meia hora ejaculada, isso ajuda os espermatozóides a sobreviverem ao ambiente hostil da vagina e, quando “chegam” liberados, já estão no útero, onde podem se esconder ou nadar até os tubos.
Dentro do muco cervical , que é encontrado no colo do útero, eles podem sobreviver por pelo menos 24 horas e até 80-96, mas apenas durante o período fértil da mulher ! Durante os outros dias do ciclo, é muito difícil sobreviver porque não existe um muco típico da ovulação semelhante ao da clara do ovo . Nas paredes do colo do útero há criptas onde o espermatozóide pode se refugiar e ser liberado por cerca de 80 horas após o coito. A recuperação do útero e dos tubos é favorecida pelas contrações causadas pelas prostaglandinas presentes no espermatozóide e pela ocitocina produzida após o orgasmo, essas contrações eles causam o movimento do muco e do líquido dos tubos produzindo uma “corrente” que transporta os espermatozóides.
Uma vez que o espermatozóide tenha atravessado o útero, ele tem que pegar os tubos, esse é outro obstáculo que faz com que muitos fiquem presos, para que eles não se juntem ao óvulo. Muito provavelmente, o ovo libera compostos químicos que atraem os espermatozóides e os guiam.
Dos 200 milhões a 400 milhões de espermatozóides apenas cerca de 200 alcançar o ovo, a maioria sendo eliminado na vagina, alguns são capturados pelas células do útero, outros nadam muito e sair do tubo para encontrar-se no abdômen. Durante a longa jornada a parede celular do gameta masculino é modificada, e isso também é favorecido pelo ambiente estrogênico feminino, para chegar à fase final desse processo que é a reação acrossômica.
Como promover a concepção
O espermatozóide e o óvulo encontram-se ao nível da ampola tubária, perto do ovário. Na ponta da cabeça do esperma existe o acrossoma, um tipo de bolsa que contém uma série de enzimas que têm a capacidade de derreter a membrana celular do espermatozóide com a do óvulo. Esta concentração, chamada a reacção do acrossoma , só pode ter lugar na presença da zona pelúcida, uma camada protectora de proteínas do ovo ricas, e em particular a nível de uma chamada glicoproteína ZP3, que, além de provocar a reacção de fusão também actua como uma âncora para o espermatozóide.
Quando o primeiro espermatozóide se liga a uma parte da glicoproteína ZP 3, a fusão entre as membranas celulares é desencadeada. Quando os dois gametas se fundem, o ovo se torna ativo. Em primeiro lugar, segrega as substâncias que modificam a zona pelúcida e as proteínas ZP3 são inativadas para evitar que outros espermatozóides entrem no óvulo. Então o ovo completa sua maturação para então fundir seu DNA com o macho. Uma vez que os dois DNAs são unidos, a primeira célula do bebê é formada, o que é chamado de zigoto .
O que é concepção
O momento da concepção (fertilização) é aquele em que o espermatozóide encontra o óvulo e se funde com ele, dando origem a uma nova vida. Concepção pode ocorrer naturalmente, através de relações sexuais, ou com técnicas de fertilização assistida. Uma curiosidade : a palavra concepção origina-se do latim cum capere , que significa ” acolher em si mesmo” .
Ovulação e concepção
Todos os meses, os ovários liberam um único óvulo que percorre as trompas de falópio até chegar ao útero. Se nesse caminho não for fertilizado pelo espermatozóide, o óvulo é destruído e a menstruação aparece . Portanto, para aumentar as chances de engravidar , é importante entender quando você está ovulando. No caso de ciclos regulares com duração de 28 dias a ovulação ocorre por volta do 14º dia : o óvulo permanece fertilizável por cerca de 48 horas, mas o espermatozóide permanece em circulação vital por 72 horas e então a “janela” de fertilidade da fertilidade dura 3 – 4 dias por mês.
As semanas de gravidez
Sintomas da concepção
Dentro de 30 horas após a concepção do zigoto transforma-se em embrião eo número de suas células sempre funciona mais: depois de três dias, o embrião é composto de aproximadamente 16 células e sua forma é semelhante ao da amora-preta, por isso é chamado de mórula . Dentro de seis dias, o embrião conta com cerca de 100 células, atinge o útero e se implanta ligando-se ao endométrio, onde permanecerá pelas próximas 38 semanas. Quais são os sintomas que podem ocorrer nesta primeira semana ?
Aqui está 10:
maior apetite
tensão sinusal e inchaço
aborrecimento a alguns tipos de odores
maior sensibilidade e irritabilidade
fadiga
náusea
sonolência
dor nas costas
perdas esbranquiçadas inodoras
leia a perda de sangue, chamada perda de implantes .
Data de cálculo da concepção
Na maioria dos casos, é impossível saber com certeza quando a concepção ocorreu: podemos tentar identificar quais foram os dias férteis, mas, a menos que tenhamos apenas um relacionamento nesses dias, é difícil marcar uma data específica no calendário. O primeiro ultra-som, geralmente feito em torno da oitava semana, na verdade serve para datar a gravidez para entender até mesmo se a criança está crescendo no caminho certo.
No cálculo data de vencimento será feito por um ginecologista com um instrumento chamado um obstetra régua de cálculo e terá início a partir da data de seu último período e, em seguida, contando 40 semanas, só porque você não pode saber ao certo o dia em que ocorreu a fertilização.